Você provavelmente já escutou de alguém “o seu celular está muito quente, vai explodir”, não é mesmo? Brincadeiras à parte, um smartphone pode realmente explodir por diversas situações.
Aqui no Brasil, várias notícias já foram divulgadas com o tema. Por exemplo, o celular que explodiu sozinho dentro de uma loja em Curitiba, no ano passado. Felizmente, o comércio estava fechado e ninguém se feriu.
Por que os celulares explodem?
Mas quais seriam as causas de uma explosão de celular? Quais práticas são bem-vindas para que possamos evitar um acidente? Esse é o tema do nosso artigo. Arraste para baixo e confira!
Defeito de fábrica
No caso da loja de Curitiba, o smartphone estava com a bateria estufada. Porém, existem outros motivos para a explosão de um celular. Como por exemplo, os temidos defeitos de fábrica!
Vale dizer que a bateria de um smartphone é constituída de íons de lítio, um tipo de metal extremamente instável – principalmente quando entra em contato com outros metais – e que durante a sua fabricação, é possível formar novos depósitos na parte interna, o que gera uma instabilidade química e alguns dos casos: a explosão do aparelho.
Superaquecimento
Outro fator muito comum para a explosão de um celular é o tão conhecido superaquecimento da bateria, o qual pode provocar sérios incêndios externos.
Além da carga acima do necessário, algumas ações do usuário podem levar o smartphone ao seu superaquecimento:
- Utilizar apps com elevada performance gráfica;
- Exposição à ambientes com temperaturas elevadas;
- Recarregar o aparelho com acessórios de origem duvidosa.
O processo de explosão de um celular por superaquecimento se chama “thermal runaway” – em inglês, fuga térmica – onde o calor ultrapassa a bateria e, ao contrário do esperado, acelera ainda mais o aumento da temperatura.
Acessórios de origem duvidosa
Apesar de não ser tão comum quanto o superaquecimento, uma vez que os celulares foram desenvolvidos (teoricamente) para receberem carga de qualquer acessório que se conecte à entrada do aparelho, a utilização de produtos com origens desconhecidas pode causar a explosão.
Isso porque alguns acessórios de origem clandestina podem desenvolver “bolhas” ou até mesmo curtos na bateria do smartphone. Além do calor excessivo no momento da carga.
Problemas internos
Algumas fissuras imperceptíveis ao nosso olhar podem impactar diretamente na estrutura química e mecânica de um aparelho. Quer saber como elas acontecem?
A partir das quedas bruscas de alturas elevadas. Por isso, além do prejuízo com a tela do smartphone, os tombos podem estufar a bateria do seu aparelho, motivo pelo qual acontece a explosão do celular. Fique atento!
4 dicas para evitar que o seu celular exploda
Pensando no bem estar do seu aparelho (e o seu próprio), separamos 4 dicas importantíssimas para você colocar em prática.
Ninguém está pronto para uma explosão do celular, certo? Vamos nessa!
Boas práticas de carregamento: não utilize o celular durante o carregamento, não deixe o carregador na tomada sem necessidade, não recarregue o celular sem supervisão (sair de casa e deixar o aparelho carregando), evite carregar durante tempestades e raios.
Opte por carregadores originais: jamais escolha produtos sem certificação e de origem duvidosa, opte por carregadores de marcas confiáveis e de preferência, da própria fabricante do aparelho.
Parece órgão do corpo mas não é: o celular não faz parte do seu corpo, por isso, nada de colocá-lo em sutiãs, nas partes íntimas ou algo do tipo. Leve o seu celular em bolsas, pochetes e acessórios que facilite a sua segurança.